Logotipo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Melhores Ferramentas para Iniciantes na Cerâmica Artesanal

A verdade é que você não precisa de nenhuma ferramenta além das suas mãos para começar a fazer cerâmica artesanal (e este post poderia acabar aqui), maaaaaassss… também é verdade que algumas ferramentas simples – que podem estar até na sua cozinha – podem ser muito úteis para facilitar sua modelagem sem exigir um grande investimento.

Uma coisa que acontece muito quando somos picados pelo bichinho da cerâmica é que queremos comprar todas as ferramentas que vemos nos perfis dos ceramistas que admiramos, e passamos a achar que cerâmica é um hobby muito caro, o que não é necessariamente verdade.

Para acabar com essa crença equivocada, separamos neste artigo as melhores ferramentas para iniciantes na cerâmica artesanal, todas muito úteis para quem está dando os primeiros passos nas diversas formas de modelagem – e também seus substitutos “caseiros”, caso você não possa ou não queira investir nisso agora. Com elas, seu processo criativo será muito mais fluido e prazeroso!

Mas, afinal, quais as melhores ferramentas para iniciantes na cerâmica artesanal?

1. Estecas

As estecas são ferramentas versáteis, usadas para cortar, alisar, modelar e dar detalhes às peças. Existem estecas de madeira, plástico e metal, com diferentes formatos e pontas. No início, um kit básico como este aqui, com variados formatos já é suficiente para explorar diversas possibilidades de acabamento.

Porém, se você está começando e não quer, ou não pode, investir em um kit de estecas neste momento, saiba que é possível utilizar palitos de sorvete para auxiliar na modelagem. Inclusive, é possível lixá-los para obter diferentes formatos, tornando-os mais adequados às suas necessidades.

2. Espátulas de madeira, borracha ou metal

Muito úteis para alisar e dar forma à peça, as espátulas ajudam tanto na modelagem manual quanto na retirada do excesso de barro no torno. As versões de madeira são ideais para trabalhar o barro mais úmido, enquanto as metálicas são ótimas para detalhes e raspagens finas.

As espátulas podem ajudar também na modelagem em placas, para uniformizar a superfície da argila e até mesmo no acordelado e pinch pot, para tirar as marcas de dedos ou a divisão das cobrinhas de argila, deixando a superfície da peça mais liso e livre de marcas.

Se você está começando, pode ser que não tenha uma espátula dessas em casa, mas certamente deve ter por aí um cartão de crédito vencido ou uma carteirinha do plano de saúde, que cumprem super bem a função de alisar a argila e melhorar o aspecto do acabamento.

3. Fio de corte

Simples, mas fundamental! O fio de corte (normalmente um fio de nylon ou arame com dois puxadores) serve para separar o bloco de argila em partes menores e também para cortar a base da peça ao final do trabalho no torno ou na modelagem manual.

Um bom substituto para você que não tem uma loja de insumos na sua cidade é pegar um pedaço de fio de pesca e amarrá-lo, em cada uma das pontas, em um pedacinho de madeira. Pronto! Você tem um cortador super eficiente e que resolve seus problemas.

4. Rolinho ou rolo de massa

Os rolos de madeira são muito usado para abrir placas de argila de maneira uniforme, sendo utilizados com ripas de madeira que servem como guias. Na cerâmica, geralmente esses rolos são de madeira (para que a argila não grude neles) e em larguras maiores do que aqueles utilizados na cozinha de casa. Todavia, é óbvio que aquele rolo de madeira da vovó vai servir – e muito bem – para começar a modelagem das suas peças.

Há ainda a posibilidade de utilizar cabos de enxada cortados (neste caso, verifique apenas se os cabos estão redondos para não deixar ondulações na placa) e pedaços de canos de PVC (dê preferência aos canos mais duros, que não vão envergar quando você aplicar força nas extremidades).

5. Agulha de modelagem (ou agulha de cerâmica)

A agulha de modelagem (também conhecida como ponta seca) é uma ferramenta utilizada para traçar linhas, perfurar, cortar e riscar detalhes, geralmente feita de metal. É muito útil especialmente quando se trabalha com peças mais detalhadas, como esculturas, relevos ou cerâmicas utilitárias personalizadas.

Pode ser substituída por outros itens da sua cozinha, a depender da função que você precisa. Se for para cortar uma faca de lâmina pequena que não tenha serra cumpre bem a função. Caso seu objetivo seja perfurar ou riscar detalhes, um palito de churrasco é a substituição ideal!

6. Esponja natural ou sintética

A esponja é ótima para suavizar a superfície das peças, retirar excesso de água e corrigir pequenos defeitos. Ela também ajuda no acabamento, deixando a cerâmica com um toque mais profissional.

Neste caso, a parte amarela das esponjas de cozinha funciona bem, ficando ainda melhores quando um pouco mais desgastadas pela argila, que é bastante abrasiva.

Dica bônus 🎯

Mais do que as ferramentas, lembre-se: paciência e prática são seus melhores aliados no início. A cerâmica exige que você dedique tempo para entender o comportamento da argila, os tempos de secagem e queima, e o acabamento com esmaltes. Vá com calma, divirta-se com o processo e celebre cada peça feita por você.

Conclusão

Com essas ferramentas básicas, você já estará bem equipado para explorar o maravilhoso mundo da cerâmica artesanal. Aos poucos, conforme for ganhando prática, pode adicionar novos instrumentos e técnicas ao seu repertório. O mais importante é não ter medo de experimentar — cada erro é um aprendizado valioso.

✨ E aí, o que você achou da nossa seleção das melhores ferramentas para iniciantes na cerâmica artesanal? Qual dessas ferramentas você já usa ou está ansioso(a) para testar? Deixe para a gente aqui nos comentários!

Entre Barros

Writer & Blogger

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um espaço para os apaixonados por cerâmica!

CONTATO

Entre Barros Copyright © 2025 Todos os direitos reservados.